Dúvidas sobre as pílulas anticoncepcionais

Até que ponto a pílula é mesmo eficaz, já que o ginecologista pediu que eu tome a pílula e use camisinha pra ter garantia de não engravidar?

A eficácia das pílulas pode variar segundo a formulação e mesmo entre as pessoas. Na média a falha é de cerca de 0,5; ou seja, 5 falhas em 1000 mulheres/ por ano. Neste caso, não é necessário outro método. Porém se o médico recomendou, devemos lembrar que a camisinha protege também de doenças sexualmente transmissíveis.

Em quanto tempo a pílula começa a agir no organismo? Pede-se para que ela seja tomada sempre no mesmo horário: se eu tomo sempre às 20h00 e atraso tomando às 22h e transo nesse meio tempo, há risco de engravidar?

Ela começa  a agir rapidamente, não há problemas se atrasar duas horas. O efeito anticoncepcional funciona durante todo o ciclo, por isto toma-se diariamente, não havendo problemas se tiver relação neste período.

É verdade que a pílula deixa o corpo mais inchado e contribui com a retenção de líquido?

A progesterona que está na maioria das pílulas, pode reter líquido. Porém, muito pouco, e para a grande maioria das mulheres não deixa o corpo inchado.

Manchas hormonais podem aparecer por causa do uso contínuo de pílula?

Apenas algumas mulheres têm sensibilidade que leva a manchas  solares,  de pele. Devem usar protetor diariamente.

Já li pesquisas dizendo que o uso prolongado pode contribuir com o aparecimento de câncer e também que pode reduzir a probabilidade deter a doença. Quais dados são verdadeiros?

Sempre se  pesquisou esta possibilidade. Como o uso da pílula já tem 50 anos, pode-se correlacionar, seu uso com o aparecimento dezenas de anos depois. Existe uma tendência a maior incidência de câncer de mamas, em  mulheres que utilizaram por vários anos. Porém isto também depende de dose, suscetibilidade, antecedentes familiares e hábitos.

A pele melhora com o uso da pílula? Qual é a substância responsável por isso?

A pílula regula os níveis hormonais, inclusive da testosterona, que leva a alterações como acnes e oleosidades.

O DIU funciona mesmo? Em que circunstâncias é eficaz?

Sim, funciona mesmo. Tem dois tipos, um com progesterona e um com Cobre. Eles são bem eficazes como anticoncepcionais.

O coito interrompido reduz a chance de engravidar?

Ele pode  ajudar a evitar. Como o coito é interrompido em momentos diferentes, não é possível estabelecer a eficiência. O consenso é de que funciona mal para evitar gravidez.

O DIU aumenta o sangramento na menstruação?

Em algumas mulheres com DIU de cobre o fluxo aumenta, na maioria não. Com o DIU de progesterona, na maioria das vezes o fluxo diminui.

Uma amiga minha usava DIU, e, quando ele saiu do lugar, precisou ir ao pronto-socorro devido à dor. Ele pode lesionar o útero?

A saída espontânea do DIU, que ocorre em até 5% das vezes acontece pelo colo do útero, podendo em alguns casos, dar cólicas.

Publicado em fev/2011

Deixe uma resposta