Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

Durante a gestação, com o aumento da retenção de líquidos, a presença do nenê e da placenta, a mulher ganha peso. E precisa de uma série de nutrientes para isto. E não é com pouca frequência que acompanhamos algumas “celebridades” revelando na imprensa suas dietas para não engordar ou, o mais preocupante, perder peso ainda durante a gravidez.

Fique atenta: este não é um período para pensar em perder peso!

Aquelas mulheres que se preocupam ou que já possuem doenças crônicas como Diabetes ou Hipertensão, devem fazer o controle antes mesmo de engravidar. Mulheres obesas precisam de acompanhamento e cuidados especiais durante a gravidez, e a meta de peso a ser conquistado é bem menor.

Aquelas mulheres que já possuem tendência para engordar e acham que a gravidez pode agravar ainda mais este cenário, precisam adotar uma dieta adequada e balanceada e, principalmente, não esquecer de praticar exercícios físicos que, além dos inúmeros benefícios para a saúde, também queimam as calorias extras indesejadas.

Um dos fatores que provocam o aumento de peso é a ansiedade, que leva à compulsão por comida. E toda toda gestante fica mais ansiosa, afinal trata-se de um momento especial que implica em uma espera de nove meses para receber o tão sonhado bebê em seus braços.

Se esse é seu caso, não exagere nos doces. Invista nas atividades físicas e conte com o apoio da família, assim, fica mais fácil manter o peso dentro do adequado e recomendado pelo seu obstetra.

Dicas gerais:

  • Não use sua gravidez como desculpa para relaxar e comer de tudo e sem moderação.
  • Aproveite este período para adotar medidas saudáveis de alimentação e nutrição, a saúde do seu bebê depende disso.
  • Comer porcarias pode fazer com que você  ganhe peso sem qualidade. O que não é bom nem para você e tampouco para seu bebê.
  • Você não precisa comer por dois! Isto é mito. Você precisa comer PARA dois!
  • A fome aumenta durante a gestação, mas foque na qualidade e não na quantidade.
  • Ao descobrir que está grávida, faça uma consulta à nutricionista. Ela vai lhe ajudar com o cardápio ideal.
  • Existem muitos livros que dão boas dicas dos principais alimentos para cada período da gestação. Vale a pena dar uma olhada neles!

A importância de cada nutriente:

Carboidrato: ajuda no metabolismo do feto, pois é uma ótima fonte de energia para o cérebro. É encontrado na batata, em massas, pão e arroz.

Proteínas: auxiliam no crescimento e na formação do bebê e no desenvolvimento de tecidos como a placenta. Esse nutriente é encontrado em carnes e leguminosas (feijão, ervilha e grão-de-bico).

Gordura: faz bem para o organismo quando ingerida em pequena quantidade. É essencial para a absorção das vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K), que participam do metabolismo hormonal.

Ferro: além de evitar anemia materna, é necessário para a formação das células sanguíneas do feto e para carregar o oxigênio dos pulmões para o corpo todo da mãe. Encontrado nas carnes e nas leguminosas.

Ácido fólico: deve começar a fazer parte da dieta antes mesmo de a mulher engravidar. É responsável pela formação do sistema nervoso do feto. As principais fontes desse nutriente são verduras de cor verde-escura, leguminosas, frutas cítricas e alimentos integrais.

Cálcio: importante para a formação dos ossos. O ideal são quatro porções por dia.

Não se esqueça: depois da gravidez, você deve continuar se alimentando de maneira saudável e com esses mesmos cuidados, pois você  e o bebê ainda necessitam de nutrientes extras!