Os ovários são os órgãos responáveis pela produção e regulação dos hormônios sexuais femininos e também por produzir e armazenar os óvulos durante a vida reprodutiva de uma mulher.

Frequente em mulheres com mais de 40 anos, o câncer nesse órgão pode ser relacionado principalmente com fatores hormonais.

Por isso, mulheres que não engravidaram ou tiveram filho mas não amamentaram, que tiveram algum tipo de câncer ou menopausa tardia tem maior chances de desenvolver esta doença.

Outro fator importante a ser considerado neste tipo de câncer é o histórico familiar, comum em 10% dos casos em que o diagnóstico é confirmado.

Este é quinto tipo de câncer mais frequente em mulheres, e o câncer nos órgãos reprodutores que causa o maior numero de mortes.

Sintomas

O câncer de ovário é assintomático até que esteja em estágio avançado e seus sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Por este motivo, o acompanhamento medico frequente é indispensável e determinante.

Quando apresenta sintomas, os mais comuns são dor e inchaço na região do abdomen, prisão de ventre, indigestão e dificuldade para se alimentar, ficando saciada rapidamente.

Além do exame clínico, que pode indicar o inchaço no abdômen e a presença de liquido no abdômen, dois exames são essenciais para a confirmação do diagnóstico de câncer de ovário: a ultrassonografia da região pélvica, que investiga a presença de tumores, e o exame de sangue para medir o marcador tumoral CA125.

Em 80% dos casos de câncer de tumor no ovário há alteração nos níveis desse marcador.

Independentemente do estágio, o tratamento para o câncer de ovário é por meio de cirurgia para remoção do aparelho reprodutor feminino – útero, ovários e trompas de falópio, para prevenir que o tumor não se espalhe para estas regiões.

De acordo com o estágio, pode ou não ser feita quimioterapia após a cirurgia.

Prevenção

Além da consulta regular ao médico ginecologista para realização de exames clínicos e laboratoriais de acompanhamento da saúde, uma boa alimentação aliada à prática de atividades físicas são recomendáveis. Alguns estudos sugerem que a obesidade e o consumo de gordura estão associados a este tipo de câncer.

Publicada em Abril/2014