Nos primeiros dias de amamentação é comum sentir dor nos seios. Mas se não há feridas e aparentemente está tudo certo, então qual o motivo?
Os ductos por onde o leite passa ainda são muito estreitos, por isso, mesmo que o bebê esteja com a pega (a maneira como a criança abocanha o peito) correta, às vezes a dor persiste. Isso costuma melhorar com o tempo, pois esses ductos vão expandir. Se a dor continuar por muito tempo, alguma coisa de errado está acontecendo. São vários os motivos que podem levar a dor:
- Fissuras ou rachaduras no bico do peito, por estar desidratado. Nesse caso, lavar com água e usar o seu próprio leite como cicatrizante é o mais recomendado.
- Leite empedrado é sinal de que o peito está cheio e não está sendo esvaziado corretamente. Continuar amamentando normalmente, para desentupir os dutos, fazer compressa com água morna e massagem suave aliviam e fazem o leite circular.
- Mastite é uma infecção bacteriana nos ductos mamários que pode causar vermelhidão, dor, enrijecimento e inflamação nos seios, febre de mais de 38,5 C°. Nesse caso a mulher deve procurar um médico o quanto antes;
- Contaminação por fungo, que pode chegar ao seio pela boca do bebê causando ardência, coceira, edema e dor;
- Produção de leite em excesso também pode causar dor. O mais indicado é diminuir o intervalo entre as mamadas e, se não for suficiente, se informar sobre a possibilidade de doação de leite. Além de diminuir o desconforto ainda ajuda outras mães que estão com problemas para amamentar.
Em todos os casos, se mesmo com o tratamento indicado a dor persistir, a mulher deve procurar novamente um médico.
O recado mais importante é: não desista da amamentação! O leite materno é um alimento completo que garante o desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros anos de vida. Fornece à criança uma capacidade imunológica, graças aos seus nutrientes, que a protege de diversas patologias. Passado os primeiros momentos de incômodo, a tendência é que a dor passe e esse processo se torne natural e seja um belo vínculo entre a mãe e o bebê.