Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

Depois que o bebê nasce, aqueles quilos excedentes começam a incomodar as mulheres. Nos primeiros dias após o parto, geralmente as mães perdem cerca de 3 quilos referentes ao peso do bebê, 700 g referentes à placenta, 800 g referentes ao líquido amniótico e algo em torno de 2 a 4 quilos referentes à água que fica retida no corpo. O líquido acumulado durante a gravidez é excretado pela urina.

Além disso, a quantidade de sangue em circulação no corpo volta ao normal e o útero retoma seu tamanho original. Isso faz com que o corpo volte a forma antiga aos poucos, por isso a mulher não deve se preocupar com essa questão nas primeiras semanas.

Outro fator que pode ajudar várias mulheres a emagrecer nesse período é a amamentação, pois o ato de amamentar e produzir leite consome muitas calorias (850 mililitros de leite por dia gasta em média 750 kcal).

Algumas atitudes que ajudam a acelerar o processo de emagrecimento e retorno do peso corporal são:

  • Manter-se hidratada sempre, pois o corpo precisa de matéria-prima para produzir leite. Além disso, a água estimula o funcionamento dos rins;
  • Praticar atividades físicas leves, que podem ser recomeçadas duas ou três semanas depois de um parto normal e de quatro a seis semanas para quem fez cesárea. É melhor dar preferência aos exercícios de baixo impacto ou atividades na água, já que no pós-parto aumentam os riscos de distensões, pois a musculatura está mais flácida. Uma sugestão, logo após o parto, é dar uma caminhada levando o bebê no carrinho, já que também é um modo dos dois aproveitarem o sol e o ar fresco.
  • Ter uma alimentação balanceada, rica em alimentos com fibras como verduras, legumes e frutas que dão a sensação de saciedade com poucas calorias; evitar ficar horas sem comer e não embarcar em mitos como o de comer canjica (ou outros alimentos calóricos) para aumentar o leite.
  • Drenagem linfática pode ajudar na recuperação da boa forma, já que ajuda a diminuir o inchaço. Para uma aplicação segura, busque profissionais especializados no pós-parto.

Vale lembrar que não é saudável se preocupar demais, pois até mesmo o estresse pode atrapalhar o processo de emagrecimento, levando a mulher a ficar ansiosa e comer mais do que deveria, ou ingerir alimentos gordurosos. Curtir esse momento único com o bebê é muito importante, emagrecer deve ser uma consequência.