Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

Assim como existem dois tipos de parto, o vaginal (normal) e a cesárea, também existem dois tipos de cicatrizes que a mulher deve cuidar para que não seja um incômodo futuro. No caso do parto vaginal, em algumas situações é feito um corte a fim de auxiliar no nascimento da criança, ou mesmo podem surgir feridas devido a laceração que ocorre espontaneamente. Os principais cuidados com esse tipo de cicatriz são:

  • Usar absorventes macios, pois há um sangramento por alguns dias após o parto;
  • Lavar a região genital sempre que for ao banheiro com água e sabonete neutro;
  • Secar com toalha macia, a fim de evitar irritação na região;
  • Quando indicado, aplicar spray antisséptico adequado, que além de evitar infecções ainda ajuda a aliviar a dor e auxilia na cicatrização.

Quanto à cicatriz da cesárea, os cuidados são um pouco mais exigentes, a fim de evitar complicações tais como infecção, sangramento, rotura, hipertrofia ou manchas:

  • Repouso: o conselho é que além dos cuidados básicos com o filho a mulher evite muito esforço, em especial nos primeiros 30 dias após o parto. Nesse período é importante evitar esforço físico, não carregar peso e não realizar qualquer outra atividade que cause desconforto.
  • Alimentação e hidratação: Procurar comer fontes de proteínas magras, carboidratos integrais, vitaminas e minerais variados, e evitar excesso de sal e gorduras. Beber muita água todos os dias, ela será fundamental.
  • Higiene: Lavar diariamente, de 1 a 2 vezes ao dia, a região da cicatriz com água e sabonete neutro e secar muito bem, preferencialmente com uma toalha limpa..
  • Cuidados com o curativo e pontos: Dependendo do curativo que foi usado, se pode esperar que caia naturalmente durante o banho (geralmente curativos aderentes antissépticos). Se for usado um curativo tradicional, normalmente ele é retirado ainda no hospital. Os pontos podem ser realizados internamente (intradérmicos) com fio absorvível, e nesses casos não precisam ser retirados, ou eles podem ser realizados internamente ou externamente com fio não absorvível, e nesses casos o médico deverá retirá-los em aproximadamente 15 dias após o parto.
  • Cintas pós-parto: o uso desse tipo de cinta não é obrigatório mas pode trazer alívio para as mulheres. É recomendado verificar com o médico quando iniciar o uso, a fim de não prejudicar a cicatrização inicial da ferida operatória. É importante ressaltar que a cinta não acelera a recuperação, ou a diminuição da barriga.
  • Evitar tomar sol: é recomendado evitar a exposição da cicatriz ao sol. Se isso acontecer antes do período estimado para total cicatrização, é aconselhável usar um traje de banho que cubra a cicatriz e não esquecer de passar sempre o protetor solar,

Seguindo essas recomendações é bem provável que a cicatriz seja minimamente visível. Se mesmo assim ocorrer a formação de cicatrizes hipertróficas e queloides, pode-se usar preventivamente pomadas específicas, geralmente a base de corticoide.