Os diferentes tipos de parto e seus benefícios para cada perfil de mulher.

As mulheres sempre querem escolher seu tipo de parto. Cada uma por razões muito particulares. Mas o importante é entender que não há regras e que o melhor tipo de parto vai depender do perfil de cada gravidez. Já existe a discussão sobre a autonomia da mulher na decisão da via de parto, porém, atualmente esta escolha cabe ao profissional médico, em conjunto com a paciente, avaliando-se todas as probabilidades.

Pensando nisso, listamos abaixo as principais características de cada parto para que você possa entender melhor os benefícios e os riscos de cada um deles.

Parto normal

Este é tipo de parto também conhecido como natural. Ocorre com a participação da mulher e pode não haver nenhum corte. Se o parto for indicado corretamente, por motivos médicos, os nenês que nascem de normal, fórceps ou cesárea vão nascer bem. (exceto nos casos de estresse fetal conhecido).

Contraindica-se este tipo de parto quando existe risco para a mãe, como algumas doenças do coração. Senão, só irá para cesárea quando há mal-estar do nenê, alterações no trabalho de parto ou na bacia, razões que impedem o parto normal. Na maioria dos serviços médicos, quando o nenê está sentado (apresentação pélvica) a indicação médica é de parto cesárea, pois o risco é maior no parto normal.

Bebê grande impede o parto normal?

Na maioria das vezes não. Na hora do trabalho de parto pode-se verificar a proporção entre o nenê e a pelve (bacia) da mãe e tomar a melhor decisão médica.

Depois de ter um filho por parto cesárea, o segundo pode nascer de parto normal, e vice-versa?

Sim, apenas a partir da segunda cesárea é que todos devem ser cesárea. Mas a atenção em um parto normal após uma cesárea é maior. Após o parto normal, não há nenhum problema em se realizar uma cesárea

A possibilidade de parto normal é descartada quando a gravidez é de gêmeos?

Não, parto de gêmeos segue as mesmas regras de feto único, porém não é o que vemos na prática. Porém, a chance de um dos bebês estar sentado é muito maior.

O pós-parto normal é bastante tranquilo e deixa a mulher livre para a maioria dos movimentos, permitindo que a mãe fique bastante ligada aos cuidados do bebê.

Parto cesárea

Este tipo de parto é feito a partir de uma abertura pequena no corpo do útero, na região próxima ao colo. Ele é indicado apenas para as pacientes que têm contra-indicação ao parto natural. Em geral, o procedimento dura um hora e o médico corta ou “afasta”sete camadas de pele gordura (subcutâneo), aponeurose, músculo peritôneo parietal, peritôneo visceral e útero.

Como é o pós-parto de uma cesárea?

Era doloroso, porém com as novas e atuais técnicas de anestesia, o incômodo é bem menor.

Quais as possíveis complicações de uma cesárea? Há como preveni-las?

As principais complicações são o sangramento e a infeccção. Existem protocolos médico-hospitalares que se seguidos diminuem muito o risco destas complicações.

Como é o pós-operatório?

Geralmente a paciente fica entre 48 a 72 horas no hospital, onde observa-se a melhoria das dores, sinais de infecção ou sangramento. Neste período, o berçário acompanha os primeiros dias do bebê.

É verdade que o corpo demora mais a se recuperar da cesárea que do parto normal?

Não é bem assim. A recuperação da gestação é a mesma. A diferença está na recuperação da cirurgia.

Por que a barriga parece ficar mais flácida após a cesárea e demora mais para voltar ao normal?

A flacidez acontece pela distensão da barriga, principalmente do músculo reto-abdominal, que acontece na gestação. Não é decorrente do tipo de parto. A barriga volta ao normal em até dois meses, com exceção da pele e do peso, que voltam em tempos diferentes para cada mulher.

Parto de cócoras

Algumas pacientes sentem-se mais confortáveis ao assumirem a posição de cócoras na hora do nascimento do bebê, pois desta forma a posição da bacia fica mais adequada à passagem do bebê, além da gravidade ajudar.

Parto na água

Existe a crença de que o bebê sai da água (líquido amniótico) para a água (piscina ou banheira). É um parto bonito e agradável, porém estudos mostram que aumentam o risco de infecção.

Parto Leboyer

É um método descrito pelo médico que deu nome ao procedimento. Foi idealizado no início da idéia de “humanizar” o parto, com ambiente menos iluminado para receber o recém-nascido.