Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

Eu devo parar de fazer sexo porque engravidei? Em qual mês de gestação?

Resposta: não precisa parar de fazer sexo/transar em nenhum momento da gestação, salvo em casos de recomendação médica.

Existe alguma posição que seja mais confortável?

Resposta: cada pessoa e cada casal se adapta a uma posição mais interessante mas que nem sempre é a mais confortável. Vale apenas ressaltar que o esforço físico pode ser maior para uma gestante, o que não configura um problema para o nenê.

Eu posso machucar o bebê de alguma forma?

Resposta: não, nem com o esforço aumentado como disse na resposta anterior.

Eu vou perder minha libido?

Resposta: não há diminuição da libido pela gravidez per si. Podem ocorrer variações de origem psicológica, o que é natural.

É possível que meu interesse pelo sexo aumente? Por quê?

Resposta: da mesma maneira que a diminuição da libido pode ocorrer, algumas mulheres se sentem maia bonitas e com a auto-estima mais elevada, o que acaba aumentando o interesse pelo sexo mesmo durante a gestação. Em função das mudanças hormonais, a vagina vai ficar mais lubrificada.

Caso não ocorra lubrificação, pode utilizar lubrificantes?

Resposta: sim, pode utilizar os lubrificantes a base d’água, mas não deixe de avisar e conversar com seu medico!

As contrações do sexo/orgasmo podem acelerar um parto prematuro?

Resposta:  o sexo provoca contrações, mas não há nenhuma comprovação científica sobre sua influência no parto prematuro.

O sexo durante a gestação ajuda no desenvolvimento do bebê? Mesmo que emocional, estabelecendo laços afetivos entre o casal e o bebê?

Resposta: não há evidência ligando um ao outro diretamente. Mas o casal que tem laços emocionais e afetivos fortes, vai passar melhor pelo início de uma nova vida, que pode ser difícil e recheado de oscilações emocionais e influências familiares.

Meu marido vai perder o interesse por mim? Se ele perder, o que devo fazer?

Resposta: isso não é comum, mas pode acontecer.

Converse com ele desde o início da gestação. Leve-o ao seu médico durante o pré-natal. Geralmente isto acontece em decorrência de medos e desconhecimento.

Leia mais sobre o assunto aqui http://www.einstein.br/espaco-saude/gravidez-e-bebe/Paginas/mitos-e-verdades-sobre-o-sexo-durante-a-gravidez.aspx