Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

Com alguns cuidados, é possível entrar nesta etapa da vida sem que os sintomas afetem a rotina e a autoestima

A menopausa é o nome dado à parada da menstruação. Muitas vezes confundido com o climatério, período de transição entre a fase fértil para o período não reprodutivo da mulher, esse episódio acontece geralmente entre os 45 e 55 anos.

Durante esta transição, há uma redução na produção de hormônios e na função dos ovários, e alguns sintomas costumam aparecer. É frequente que as mulheres sintam ondas de calor, suores noturnos que interferem na qualidade do sono, alterações de humor, distúrbios no ciclo menstrual, como hemorragias, intervalos longos entre uma e outra menstruação, perda da libido, além de alterações metabólicas e ósseas.

Uma das dúvidas mais frequentes no consultório é se é possível passar por este período muitas vezes incômodo sem perder qualidade de vida e afetar a realização de atividades corriqueiras. A resposta é sim. A menopausa não deve ser sinônimo de sofrimento ou desconforto.

Uma das formas de amenizar os efeitos do climatério, é a terapia de reposição hormonal, quando bem indicada, que equilibra as dosagens hormonais e contribuem para o controle dos sintomas físicos como os calores, mudanças no humor e secura vaginal. No entanto, existem algumas restrições e riscos na reposição, como o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, trombose e até câncer. Por isso, um médico ginecologista deve avaliar a saúde da mulher e discutir se o tratamento é o mais indicado.

Além disso, algumas pequenas mudanças de hábitos diários podem auxiliar o controle dos sintomas e também evitar o desenvolvimento de algumas doenças decorrentes dessas mudanças hormonais:

    • 1. Pratique exercícios físicos – como os ossos ficam mais frágeis, praticar exercícios e fortalecer a musculatura diminui o risco de fraturas. Além disso, as alterações hormonais podem interferir no aumento de gordura corporal, e a prática de atividade física ajuda a prevenir o ganho de peso.
    • 2. Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio – no climatério é comum a queda dos níveis de cálcio, favorecendo o desenvolvimento de osteoporose (fraqueza nos ossos). Por isso, incluir alimentos como iogurte, leite, queijos, brócolis, beterraba e amêndoas é fundamental para a saúde neste período.
    • 3. Evite cigarro, consumo de bebidas alcoólicas e drogas – o consumo dessas substâncias potencializa a chance de complicações cardiovasculares e trombose.
    • 4. Faça refeições balanceadas – fazer refeições leves e fracionadas auxilia no controle do peso e mantém o metabolismo.
    • 5. Durma pelo menos oito horas por noite – a falta de sono pode intensificar a falta de libido e as alterações de humor, contribuindo para que você fique mais irritada.
    • 6. Aumente a ingestão de alimentos ricos em cálcio – no climatério é comum a queda dos níveis de cálcio, favorecendo o desenvolvimento de osteoporose (fraqueza nos ossos). Por isso, incluir alimentos como iogurte, leite, queijos, brócolis, beterraba e amêndoas é fundamental para a saúde neste período.
    • 7. Tome sol – A exposição solar ativa a produção de Vitamina D, que tem papel importante na absorção de cálcio, um mineral fundamental para prevenção da osteoporose.

Um pouco mais sobre a menopausa:

Podemos afirmar que uma mulher , que vai viver 90 a 100 anos, vai passar a maior parteda sua vida após a menopausa. Assim deve ser uma etapa saudável e produtiva, e não ser encarada como um fase final.

Ao nascer, a mulher tem em seu organismo as células de todos óvulos que produzirá ao longo de toda sua vida, da menarca (primeira menstruação) até a menopausa (última menstruação).
Sendo assim, essas células não podem ser repostas, e os ovários deixam de funcionar e produzir os hormônios estrogênio e progesterona após o término dessas “reservas”. É vero.

Existe também a menopausa precoce, quando ocorre antes dos 40 anos, ou em função de cirurgias no aparelho reprodutor.

Publicada em dezembro 2013