Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

Depois da decisão de ter um filho, adotar cuidados especiais com a saúde contribuem para uma gestação e nascimento saudáveis

Tornar-se mãe é o sonho da maioria das mulheres. E quem já acompanhou uma gravidez sabe que é um período de muitas visitas ao médico e cuidados específicos com a saúde. O que poucas sabem é que esses cuidados não se restringem somente à gestação. Cuidados antes de engravidar são fundamentais tanto para o nascimento saudável do bebê quanto da mulher.

O primeiro passo após a decisão de ter um filho é agendar uma consulta pré concepcional, para que o médico verifique se a futura mamãe está no peso adequado ou chegará a ele antes de engravidar. Além disso, as vacinas precisam estar em dia e a saúde necessariamente deve estar “boa”, ou seja, com glicemia, hormônios da tireoide e exames de saúde em ordem.

Um fator importante é que a quantidade de ácido fólico no organismo esteja adequado. Isso porque essa vitamina contribui na formação do tubo neural do bebê, da placenta (que permitirá a troca de nutrientes entre mãe e bebê) e do sangue. Em alguns casos também pode ser recomendada a ingestão de cálcio e ferro – principalmente após o terceiro mês de gestação -, pois a demanda destes nutrientes pelo bebê passa a ser maior do que a quantidade ingerida na dieta tradicional.

Atividades físicas são boas sempre!

A gravidez é uma fase de muitas mudanças, tanto físicas quanto psicológicas. A cobrança por ser uma mãe atenciosa, que continue exercendo seu papel profissional e de esposa, além das transformações físicas, podem gerar ansiedade e afetar a qualidade do sono, da dieta e das atividades diárias.

Por isso, antes e durante a gestação, praticar exercícios físicos é importante para as futuras mamães. A prática de exercícios ajuda a manter o bem-estar, evita o excesso de peso – que pode acarretar em complicações como o diabetes ou hipertensão-, além de ter um impacto direto na saúde e no crescimento do bebê. Além disso, proporcionam uma melhor capacidade cardiorrespiratória, alivia as dores nas articulações e ajuda no controle da ansiedade.

Apague o vício!

Este cuidado com a saúde também se estende aos hábitos de fumar e beber. O álcool e cigarro podem influenciar no desenvolvimento e crescimento do bebê e, por isso, são proibidos neste período. Além disso, todos os medicamentos a ser tomados devem passar por uma análise do obstetra.

Algumas mulheres podem querer desrespeitar esta regra quando ficam doentes na gestação, até porque neste período é comum que a mãe tenha resfriados, infecção urinária, ou as já citadas diabetes gestacional e hipertensão. Por maior que seja a vontade de tomar algum medicamento que estava acostumada antes da gestação, a orientação médica é indispensável. Neste momento, é preciso pensar por dois.

Seguindo estas determinações é importante que você tenha consciência que sua rotina e, principalmente, seu corpo irão mudar. Para se ter uma ideia, mulheres com um índice de massa corpórea normal devem engordar aproximadamente entre 9 e 14 quilos na gravidez, número que traz um desenvolvimento adequado ao feto.

Por isso, as futuras mamães devem curtir este momento prestando sempre atenção na saúde da criança que está para nascer e curtir este momento único e especial da vida!

Publicado em junho/2014