Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

Sexo é um dos assuntos que mais desperta o interesse de homens e mulheres. Entre os muitos aspectos que envolvem esta prática, o orgasmo é o que mais envolve mitos e curiosidade. Será que orgasmos múltiplos existem mesmo? O orgasmo é algo que se pode aprender? Toda mulher pode ter orgasmos?

Os tipos de orgasmo

Diferente do homem, que obtém o orgasmo a partir da estimulação de um órgão, o pênis, a mulher tem dois pontos relacionados ao êxtase: a vagina e o clitóris.

O orgasmo clitoriano é alcançado por meio da estimulação contínua do clitóris. Esse tipo de orgasmo geralmente é mais fácil de ser atingido, pois o clitóris é um órgão externo e com muitas terminações nervosas, além de poder ser estimulado em diferentes situações, como na masturbação e durante o sexo oral, não necessariamente precisando que haja penetração para ser atingido.

Já o orgasmo vaginal está associado ao estímulo de diferentes regiões do canal da vagina durante a penetração.

Conhecendo o corpo

O momento do orgasmo é o ápice da relação sexual. Para uma mulher chegar ao clímax é preciso muito mais do que estímulo aos órgãos genitais.

O orgasmo se inicia a partir da estimulação visual, do desejo e de todos os sentidos que envolvem o ato sexual. A pele, por exemplo, tem papel importante. A partir do toque e da estimulação em diferentes partes do corpo, são liberados neurotransmissores no cérebro que desencadeiam uma série de reações químicas que deixam o corpo em estágio de excitação.

Os batimentos cardíacos aumentam, estimulando o aumento também do fluxo de sangue no organismo, a respiração fica mais intensa e ofegante, os músculos se contraem e dilatam, a pele fica mais aquecida e avermelhada e os órgãos genitais tornam-se mais lubrificados. Na mulher, a vagina torna-se mais avermelhada e os lábios e clitóris se dilatam, preparando-se para a penetração.
Além dessas alterações físicas, ele está associado a uma sensação de relaxamento, prazer e euforia durante e depois do término do ato sexual.

Vale ressaltar também que o orgasmo é diferente no homem e na mulher. O que diferencia é o tempo para atingir o ápice sexual. Os homens levam de 2 a 12 minutos para atingir o orgasmo, enquanto as mulheres precisam de 10 a 20 minutos.

Muitas pacientes perguntam se existe uma receita para “chegar lá”. A melhor forma de atingir um orgasmo durante a relação sexual é conhecer o seu corpo. Desta forma você poderá orientar e ajudar o seu parceiro a estimular as áreas que lhe proporcionam mais prazer.

E os orgasmos múltiplos, existem?

Esse é sem dúvida uma dos principais questionamentos não só das mulheres, mas dos seus parceiros também. O orgasmo múltiplo ocorre quando a mulher tem mais de um orgasmo seguidamente, geralmente por continuar sendo estimulada apos atingir o ápice sexual.

É importante esclarecer que o número de orgasmos não determina a qualidade de uma relação sexual. O fundamental é ter liberdade para conversar com o parceiro para que o sexo seja prazeroso para ambos.

Publicada em janeiro/2014