Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

A gravidez é um período de inúmeras mudanças na vida da mulher. O corpo se transforma, crescem as mamas e a barriga começa a se desenvolver; os hormônios sofrem alterações que interferem no sono e no humor. Além disso, muitas mulheres relatam que a pele fica “diferente” durante a gravidez.

Conversei com a Dra. Isabela Fleischfresser Poffo, dermatologista, sobre essas alterações na pele e como é possível evitá-las ou amenizá-las. Confira abaixo:

Na gravidez, é comum algumas mulheres observarem mudanças na pele. Por que isso acontece?

A alteração de pele nas gestantes ocorre em função das várias mudanças no organismo, principalmente pelas alterações hormonais e da circulação do sangue. O “excesso” de hormônios faz a pele ficar mais luminosa e viçosa. Também há estímulo da produção de pigmentos, como a melanina, e por isso muitas grávidas desenvolvem manchas. Já o aumento da circulação do sangue pode ser visto nas palmas das mãos, que ficam mais rosadas.

Nesse período é comum o escurecimento da pele em certas regiões do corpo. O que causa essa alteração pigmentar?

O responsável por este escurecimento é o hormônio estimulador de melanócitos (MSH), que é produzido junto com outros hormônios da gestação. Ele comanda as células produtoras de pigmento (melanócitos) a trabalharem mais. Por isto, é muito comum vermos áreas como axilas, parte interna das coxas, linha medial do abdome e bico dos seios ficarem mais escuros e ressecados. Neste ultimo caso, é uma adaptação do corpo para a amamentação, que exige mais resistência das mamas.

Isto ocorre mais no fim da gravidez e de forma mais intensa em pacientes morenas ou que se bronzeiam facilmente.
É possível evitar essa mudança de tom da pele?

Se a gestante tiver predisposição para estas mudanças, não há como controlar, pois são decorrentes de alterações hormonais. No entanto, a exposição solar excessiva pode aumentar ainda mais estas manchas. Por isto, a gestante deve ter cuidado especial na sua exposição ao sol, e usar diariamente o filtro solar.
As manchas tendem a desaparecer após a gravidez?

Estas alterações normalmente desaparecem depois do parto, mas podem levar até seis meses para ocorrer.  Mas existem manchas que não desaparecem após a gravidez, são os melasmas ou cloasmas, que aparecem na face. Estas podem até diminuir de intensidade após o nascimento do bebê, mas normalmente persistem. Como as manchas são associadas aos hormônios, algumas pessoas desenvolvem antes mesmo do parto, pelo uso de pílulas anticoncepcionais ou alguma outra alteração dos níveis de hormônios.

Como amenizar essas manchas?

Com muito cuidado com o sol, uso diário de filtro solar, uso de chapéus, bonés e evitar expor o rosto ao sol.
Nesse período também é comum o aparecimento de estrias. Existe alguma forma de evitá-las ou amenizá-las?

As estrias são mais comuns em gestantes novas, com menos de 20 anos, e naquelas com predisposição para estrias – seja por histórico na família ou por já apresentarem estrias de crescimento. Para evitá-las a gestante deve hidratar bem a pele diariamente, com cremes de textura gordurosa, e evitar engordar acima do peso estipulado pelo obstetra. Quanto maior a distensão da pele, maior o risco das estrias aparecerem.

As alterações hormonais também podem propiciar o aparecimento de cravos e espinhas? Como evitá-los ou controlá-los?

A acne pode ter comportamento bastante variável na gravidez; pode ocorrer em mulheres que nunca tiveram antes, como pode acontecer de mulheres que faziam muitos tratamentos para cravos e espinhas não precisarem fazer nada na gestação. A mudança hormonal neste caso faz com que a acne melhore sozinha. No caso de precisar tratar acne na gestação, o ideal é consultar uma dermatologista, pois ha muitos medicamentos que não podem ser usados nesta fase.
A cor da pele influencia o aparecimento de manchas, estrias e espinhas?

As estrias acontecem de acordo com a predisposição genética e/ou ganho de peso da paciente, e a acne tem mais a ver em como o organismo reage ao aumento dos hormônios. Já as manchas tendem a ocorrer em pacientes com pele mais morena, não necessariamente de pele negra, mas existem casos de mulheres com pele clara que desenvolvem manchas.

Para finalizar, você tem alguma dica para as gestantes em relação aos cuidados com a pele?

É fundamental proteger o rosto, colo e pescoço do sol, evitar a exposição direta nestas áreas, assim como longos períodos embaixo do sol. Os raios ultravioleta têm ação imunossupressora, diminuindo as defesas do organismo.
As grávidas também devem evitar produtos cosméticos que contenham ácidos, comoo retinoico, e hidroquinona. Na dúvida, o recomendado é sempre consultar um dermatologista.

Publicado em janeiro/2013