Ondas intensas e repentinas de calor, mudanças de humor, alterações no ciclo menstrual, perda da libido e alguns outros incômodos são sintomas frequentes na menopausa.

Para muitas mulheres pode parecer inevitável passar por este períodos sem essas complicações. Mas na verdade a menopausa não deve ser sinônimo de sofrimento. Hoje em dia já existem medicamentos e formas de controlar esses sintomas e entrar nesta nova etapa da vida de forma saudável e sem traumas.

A terapia hormonal é uns dos métodos que, por meio do equilíbrio da dosagem de hormônios auxilia a amenizar esses incômodos. Apesar de bastante difundido, ainda existem algumas dúvidas acerca deste tratamento:

Todas mulheres devem fazer terapia hormonal na menopausa?

Não. Mulheres com histórico de câncer de mama ou endométrio, problemas cardiovasculares e trombose não devem se submeter a esse tipo de tratamento.

Também pode haver contraindicação em casos de pacientes com diabetes, pressão alta e colesterol elevado. Em todas as situações, deve ser feita uma avaliação médica criteriosa e detalhada, para que os riscos e benefícios sejam ponderados.

A terapia hormonal engorda?

Isso é um mito. Com o avançar da idade o metabolismo fica mais lento, e a tendência é acumular mais gordura. Após a menopausa a distribuição da gordura corporal fica mais concentrada na região abdominal, mamas e quadris e pode haver retenção de liquido, causando a sensação de inchaço e aumento do peso.
A terapia deve ser iniciada sempre no começo da menopausa.

Fazer reposição hormonal deixa o cabelo, pele e unhas mais saudáveis.

Sim, isso ocorre porque com o equilíbrio dos hormônios o cabelo, a pele e as unhas retomam sua vitalidade. No entanto, a terapia não deve ser indicada somente por este motivo.

A libido aumenta ao fazer este tipo de tratamento.

Em alguns casos as pacientes relatam a melhora da libido. Isso pode estar associado ao equilíbrio hormonal, favorecendo a lubrificação mas também à melhora da autoestima, que interfere no desejo sexual.

Qual melhor forma de tratamento? Via oral, adesivos ou injeções?

A melhor forma é aquela que a paciente melhor se adapta. Por isso o tratamento deve ser individualizado. Em alguns casos, mulheres que tenham sensibilidade no fígado tem dificuldade em fazer o tratamento via oral.

Existe um tempo definido para o tratamento?

Sim, alguns estudos recomendam que a terapia seja realizada durante cinco anos, nos casos em que há combinação de dois hormônios: estrogênio e progesterona. Isso porque alguns tipos de câncer estão associados ao nível elevado deste hormônio.

Por isso o acompanhamento medico durante a reposição é indispensável.

Publicada em março/2014