Telefone (11) 2151-5202 / (11) 2151-9561 clinicazlotnik@gmail.com

Praticar sexo é um ato que faz bem para a saúde, além de trazer sensação de bem-estar e prazer. Porém, para algumas mulheres, este ato pode ser tornar doloroso e desconfortável.
É importante frisar que sentir dor durante a relação sexual não é normal.

Existem algumas causas para este sintoma e para todas elas existe tratamento. Por isso, ao sentir dor ou algum incômodo nesta situação, não deixe de procurar um especialista.

O primeiro passo é observar se a dor ocorre em algumas posições específicas.

Isso pode acontecer em razão da anatomia do canal vaginal, que varia de pessoa para pessoa, causando o incômodo. Caso a dor persista mesmo que haja mudança de posição durante o sexo, é hora de investigar o fator causador.

Doenças infecciosas como a candidíase, infecções no trato urinário, como a cistite, presença de tumores e lesões decorrentes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) podem levar ao desconforto durante a penetração.

Geralmente a dor costuma desaparecer depois de tratada a doença. A dispareunia também pode ser indício da endometriose, uma disfunção que ocorre no endométrio, tecido que reveste o útero, e que também pode ser controlada, com cirurgia ou medicamentos, eliminando a dor.

Um outro fator que pode gerar sensibilidade durante a penetração é a pouca ou falta de lubrificação. Isso pode acontecer por uma questão hormonal, que normalmente ocorre em mulheres na menopausa, ou por falta de estímulo durante as preliminares. Nessas situações, é importante conversar com o parceiro, para que ambos tenham prazer e sintam-se confortáveis durante o sexo. O uso de lubrificantes também é recomendado, pois facilitam a penetração e auxiliam no processo de lubrificação da vagina.

Outros fatores que podem causar dor durante a relação sexual:

  • Irritação por uso de sabonetes ou outros produtos para higiene íntima
  • Relação sexual após cirurgia ou parto
  • Alergia ao material do preservativo
  • Medicamentos que contribuem para o ressecamento vaginal
  • Cistos

Além dos fatores físicos, a dispareunia pode ter origem psicológica, como nos casos de Vaginismo. Essa é uma síndrome em que os músculos da região da vagina se contraem involuntariamente sempre que há penetração.

Mais frequente em mulheres que passaram por algum episódio de abuso ou trauma sexual, em alguns casos as pacientes que tem vaginismo não conseguem realizar exames ginecológicos.

Nesses casos, deve ser feito um acompanhamento com o ginecologista e também com o apoio de um psicólogo.

Publicado em fevereiro/2014